quinta-feira, 2 de agosto de 2007

ATA DA II PLENÁRIA DA RODA DA SAÚDE

local: sala de reuniçao do sindicato dos bancários
hora: 19h
presentes: Ricardo, Thiago Gaúcho, Suzana e Domitila

INFORMES:
1- No último ECEM, a DENEM aprovou por consenso (depois de muita argumentação, claro!!!) seu posicionamnto contra a transformações dos hospitais em fundações com o projeto que foi enviado à câmara;
2- atividades realizadas no encontro da ABRASCO:
panfletagem na mesa de abertura durante a fala do ministro da sa´pude;
na entrada do evento, no elevador;
avaliação de que o espaço já estava realmente blocado no posicionamento a favor das fundações, portanto, o espaço para o debate aconteceu, mas nada que vá mudar a opinião das pessoas lá presentes. valeu como divulgação do grupo e de nosso posicionamento.
3-FENAM - federação nacional dos médicos, retirou posicionamento contra as fundações tb e se disponibilizou para assinar a carta junto a nossa roda.
4- MUHD - movimento humando de direitos, do rio de janeiro, retirou posicionamento contra as fundações tb e se disponibilizou para assinar a carta junto a nossa roda.
5-CUT NACIONAL e Sindicato dos Servidores de Santa Catarina tb se posicionaram publicamente contra as fundações.
6-haverá em brasilia dias 14 ou 15 de agosto (informação a ser confrimada com Ricardo) um ato puxado pela CUT NACIONAL sobre várias pautas e uma delas inclui as fundações.

PAUTAS:
1-NOSSAS PRÓXIMAS AÇÕES:
- AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA
nosso objetivo é marcar essa audiência para que possamos propor um espaço onde as duas posições a respeito das fundações possa ser apresentadae discutida publicamente.
Ricardo: vai marcar a audiência com o presidente da assembléia pra segunda quinzena de agosto e nos repassa informes via essa lista

- PARTICIPAÇÃO NO ATO EM BSB dias 14 ou 15 de agosto
estamos nos organziando pra participar em brasília do ato promovido pela cut nacional onde uma das pautas são as fundações e aproveitar a oportunidade pra entrarmos em contato com parlamentares a respieto (através de paulo rubem).

- CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DO RECIFE
diante do sucesso de nossa ação no conselho estadual de saude de pernambuco, com a aprovação por consenso do posicionamento contra deste conselho, estamos nos organziando para realziar a mesma ação no conselho estadual.
Thiago gaúcho: se informará da peridodicidade e pauta das proximas reunioes deste conselho e repassa mais informaçãos via essa lista

AVALIAÇÃO DE NOSSAS AÇÕES/MOVIMENTO:
Diante do fato de que nós tiveos boas respostas às ações que investimos, pensamos que nesse momento há em recife um bom cenário para nossas investidas no posicionamento contra as fundações. entretanto, outras campanhas (principalmente de reivindicações salariais) vê, ganhando espaço/militantes e , caso nos aglomernado a esses movimentos isolados dos diversos setores, a pauta das fundações fica sempre em segundo plano.

como nosso desafio agora já esta em sua fase de votação, optamos estrategicamente por nos concentrar no investimento de parcerias nacionais.



Suzana Libardi
Graduação Psicologia UFPE
Estagiária do Instituto PAPAI
coletivo A CIRANDA
PSINAMBUCO- Movimento Estudantil de Psicologia de Pernambuco

terça-feira, 31 de julho de 2007

OLHA NOSSA CARTA TENDO MAIS APOIO AÍ GENTE!!!

Nós, do Movimento A Roda da Saúde - Pernambuco, vimos por meio desta Carta Aberta aos Parlamentares do Brasil externar nosso posicionamento: Contra as Fundações Estatais de Direito Privado O Ministro da Saúde anunciou o envio de um projeto de lei que transformará todos os Hospitais públicos em fundações estatais de direito privado. Estamos assistindo a uma crescente desresponsabilizaçã o do Estado Brasileiro com a saúde e educação de nossa população. A Reforma Sanitária conquistou o direito à saúde e os movimentos sociais lutam cotidianamente pela efetivação do Sistema Único de Saúde em sua plenitude. Todos os Hospitais do SUS são conquistas da população e a falta de solução para o seu financiamento, modelo adequado de gestão, controle e avaliação e controle social gera problemas não só para a comunidade, que sofre com a falta de condições, e que sente na pele as limitações para uma boa resolução de sua necessidade de saúde. Vimos, através deste documento, nos colocar contra a transformação dos Hospitais em Fundações Públicas de Direito Privado. Essas fundações se constituem em agressão à constituição federal e aos direitos conquistados e consagrados pela sociedade brasileira, sendo puramente um instrumento privativista. Exigimos a regulamentação imediata da EMENDA CONSTITUCIONAL 29, DESTINAÇÃO INTEGRAL DA CPMF À SAÚDE e a proporcionalidade do aumento do custeio do SUS ao aumento do PIB nacional.SAÚDE E EDUCAÇÃO NÃO SÃO MERCADORIAS!É DIREITO DO CIDADÃO E DEVER DO ESTADO BRASILEIRO! Saudações cidadãs.
Diretório Acadêmico de Medicina Umberto Câmara Neto - DAMUC- UFPE
Diretório Acadêmico de Psicologia da UFPE - DAPSI - UFPE
Centro Acadêmico de Fisioterapia da UFPE - CAFISIO
Coletivo de Estudantes de Medicina da UPE
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST-PE
Associação Pernambucana de Residentes de Saúde Coletiva - APRESC
Fórum de Residentes de Saúde Coletiva
Sindicato dos Médicos de Pernambuco - SIMEPE
Associação Pernambucana de Médicos Residentes - APMR
Coletivo A Ciranda - UFPE
Movimento Caranguejo Uçá - Ilha de Deus
Rede de Resistência Solidária
Movimento Êxito de Rua
Conselho Regional de Medicina de Pernambuco - CREMEPE
Associação Médica de Pernambuco - AMP-PE
Mandato do Deputado Paulo Rubem
Instituto PAPAI
Federação nacional dos médicos - FENAM
Movimento humando de direitos - MUHD - Rio de Janeiro

NOVAS ENTIDADES SE POSICIONAM CONTRA AS FUNDAÇÕES ESTATAIS DE DIREITO PRIVADO

A DENEM - Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina -
www.denem.org.br e a CUT NACIONAL www.cut.org.br se posicionaram contra a transformação dos hospitais públicos em fundações estatais de direito privado.

mais entidades fortalecendo e reafirmando que a saúde deve e precisa ser garantida pelo Estado!!!