Esta carta foi entregue nas mãos do Ministro da Saúde, Temporão, e do Governador do Estado de Pernambuco, Eduardo Campos, no dia da visita do Ministro ao Recife.
Foi fruto do Ato Público organizado pelo Movimento Estudantil da Saúde.
Excelentíssimo Ministro da Saúde,
Estamos assistindo a uma crescente desresponsabilização do Estado Brasileiro com a saúde e educação de nossa população. A Reforma Sanitária conquistou o direito à saúde e os movimentos sociais lutam cotidianamente pela efetivação do Sistema Único de Saúde em sua plenitude.
Os Hospitais Universitários são conquistas da população e a falta de solução para o seu financiamento gera problemas não só para a comunidade acadêmica, que sofre com a falta de condições de desenvolver atividades de ensino-aprendizagem como à comunidade, que sente na pele as limitações para uma boa resolução de sua necessidade de saúde.
Vimos através deste documento colocar o posicionamento contrário a transformação dos Hospitais Universitários em Fundações Públicas de Direito Privado das entidades (colocar as entidades) pois acreditamos em outra forma de financiamento da saúde em nosso país.
Vimos pedir a regulamentação imediata da EMENDA CONSTITUCIONAL 29 (aprovada desde 2000) e DESTINAÇÃO INTEGRAL DA CPMF À SAÚDE como solução para o financiamento dos HU´s.
SAÚDE E EDUCAÇÃO NÃO SÃO MERCADORIAS! É DIREITO DO CIDADÃO E DEVER DO ESTADO BRASILEIRO!
DAMUC-UFPE
CAFISIO-UFPE
DAPSI-UFPE
COORDENAÇÃO REGIONAL NORDESTE 2 - DENEM
COLETIVO A CIRANDA - UFPE
SINTUFEPE
COLETIVO DE ESTUDANTES DE MEDICINA DA UPE
MANDATO DO DEPUTADO PAULO RUBEM SANTIAGO PT-PE
APMR
Nenhum comentário:
Postar um comentário